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Regras de Usabilidade para Pesquisa

Dependendo do contexto do website, o formulário de pesquisa pode ser a primeira ou a última coisa a ser usada pelos utilizadores quando querem encontrar informação num website.

Em qualquer um dos casos, a pesquisa deve estar bem visível e os resultados devem ser relevantes para ajudar o utilizador a chegar à informação pretendida.

Mesmo quando não há resultados, convém ajudar o utilizador, dando sugestões de pesquisas similares ou instruções que ajudem a refinar os termos pesquisados.

Dar feedback sobre os termos pesquisados

Na página de resultados de uma pesquisa, deve estar sempre indicado algures qual o termo que o utilizador pesquisou. Isto pode ser adicionado ao título ou à descrição no topo da página, ex: "Resultados da pesquisa por: termos pesquisados".

Adicionalmente, o campo de pesquisa, se se mantiver presente, pode também incluir o texto que o utilizador acabou de pesquisar. Isto pode ser útil caso o utilizador se tenha enganado a escrever alguma letra ou palavra na pesquisa que pretendia efetuar, e assim pode facilmente corrigir e voltar a pesquisar novamente sem ter de voltar fazer uma nova pesquisa escrevendo tudo novamente.

Nos resultados da pesquisa podem ainda ser realçadas as palavras que coincidem com o texto que o utilizador pesquisou, adicionando um <span class="highlight"> ou a tag <mark>.

Ordenar os resultados com base no contexto dos conteúdos

Na maior parte dos casos, os resultados da pesquisa devem ser sempre ordenados por relevância, no entanto, em determinados contextos, a ordenação cronológica ou alfabética poderá fazer mais sentido de forma a simplificar a navegação pelos resultados.

Exemplo de uma pesquisa por nomes de bebé começados pela letra "I" ordenada alfabeticamente para facilitar a consulta dos resultados.

Fornecer sugestões quando não há resultados

Quando não há resultados, deve ser mostrada uma mensagem a indicar que a pesquisa não devolveu resultados.

Adicionalmente, devemos fornecer sugestões que permitam ajudar o utilizador a refinar a sua pesquisa de modo a obter melhores resultados, como por exemplo sugerir a pesquia por palavras semelhantes ou por sinónimos; ou inclusivamente dar sugestões de outros termos do género: "será que quis dizer ...?"

Tornar a pesquisa visível

O formulário de pesquisa deve ser bem visível na página, e de preferência deve ser colocado no topo, junto à navegação principal.

Nos casos em que a pesquisa é acedida através do clique num link ou ícone (ex: lupa) que abre a caixa de pesquisa, deve ser feito logo o foco na caixa de texto para evitar que o utilizador tenha que dar um segundo clique para ativar a caixa de pesquisa.

Devem evitar-se o uso de estilos que tornem o campo de pesquisa invisível ou imperceptível na página.

Exemplo de um formulário de pesquisa que pode passar despercebido

Pontos de verificação

Estes são exemplos de alguns dos pontos principais de avaliação que equipa de usabilidade vai verificar e qual a sua classificação.

Tipo de Problema Classificação (saber mais) Observações
Nos resultados da pesquisa não há nenhuma indicação do que é que acabou de ser pesquisado Problema
Não existe qualquer mensagem de informação quando não existem resultados Problema Grave
O utilizador tem de efetuar vários cliques no interface para conseguir utilizar o formulário de pesquisa. Problema Grave
A pesquisa está escondida ou tem um aspeto que a torna pouco visível na página Problema Grave

Nota: Esta não é uma lista exaustiva, apenas um exemplo. Podem existir mais problemas identificados na avaliação de usabilidade ao website que não estão listados aqui. Cada website tem as suas particularidades e contextos de utilização diferentes.