Regras de Usabilidade para Pesquisa
Dependendo do contexto do website, o formulário de pesquisa pode ser a primeira ou a última coisa a ser usada pelos utilizadores quando querem encontrar informação num website.
Em qualquer um dos casos, a pesquisa deve estar bem visível e os resultados devem ser relevantes para ajudar o utilizador a chegar à informação pretendida.
Mesmo quando não há resultados, convém ajudar o utilizador, dando sugestões de pesquisas similares ou instruções que ajudem a refinar os termos pesquisados.
Dar feedback sobre os termos pesquisados
Na página de resultados de uma pesquisa, deve estar sempre indicado algures qual o termo que o utilizador pesquisou. Isto pode ser adicionado ao título ou à descrição no topo da página, ex: "Resultados da pesquisa por: termos pesquisados".
Adicionalmente, o campo de pesquisa, se se mantiver presente, pode também incluir o texto que o utilizador acabou de pesquisar. Isto pode ser útil caso o utilizador se tenha enganado a escrever alguma letra ou palavra na pesquisa que pretendia efetuar, e assim pode facilmente corrigir e voltar a pesquisar novamente sem ter de voltar fazer uma nova pesquisa escrevendo tudo novamente.
Nos resultados da pesquisa podem ainda ser realçadas as palavras que coincidem com o texto que o utilizador pesquisou, adicionando um <span class="highlight">
ou a tag <mark>
.
Ordenar os resultados com base no contexto dos conteúdos
Na maior parte dos casos, os resultados da pesquisa devem ser sempre ordenados por relevância, no entanto, em determinados contextos, a ordenação cronológica ou alfabética poderá fazer mais sentido de forma a simplificar a navegação pelos resultados.
Fornecer sugestões quando não há resultados
Quando não há resultados, deve ser mostrada uma mensagem a indicar que a pesquisa não devolveu resultados.
Adicionalmente, devemos fornecer sugestões que permitam ajudar o utilizador a refinar a sua pesquisa de modo a obter melhores resultados, como por exemplo sugerir a pesquia por palavras semelhantes ou por sinónimos; ou inclusivamente dar sugestões de outros termos do género: "será que quis dizer ...?"
Tornar a pesquisa visível
O formulário de pesquisa deve ser bem visível na página, e de preferência deve ser colocado no topo, junto à navegação principal.
Nos casos em que a pesquisa é acedida através do clique num link ou ícone (ex: lupa) que abre a caixa de pesquisa, deve ser feito logo o foco na caixa de texto para evitar que o utilizador tenha que dar um segundo clique para ativar a caixa de pesquisa.
Devem evitar-se o uso de estilos que tornem o campo de pesquisa invisível ou imperceptível na página.
Pontos de verificação
Estes são exemplos de alguns dos pontos principais de avaliação que equipa de usabilidade vai verificar e qual a sua classificação.
Tipo de Problema | Classificação (saber mais) | Observações |
---|---|---|
Nos resultados da pesquisa não há nenhuma indicação do que é que acabou de ser pesquisado | Problema | |
Não existe qualquer mensagem de informação quando não existem resultados | Problema Grave | |
O utilizador tem de efetuar vários cliques no interface para conseguir utilizar o formulário de pesquisa. | Problema Grave | |
A pesquisa está escondida ou tem um aspeto que a torna pouco visível na página | Problema Grave |
Nota: Esta não é uma lista exaustiva, apenas um exemplo. Podem existir mais problemas identificados na avaliação de usabilidade ao website que não estão listados aqui. Cada website tem as suas particularidades e contextos de utilização diferentes.