Usabilidade para Aplicações TV: Introdução
Desenvolver aplicações para a TV é um desafio.
Com o aparecimento das SmartTVs, Google TV, Amazon Fire TV, Roku, etc e aplicações interativas nas boxes dos operadores de televisão por cabo, começa a ser mais comum a possibilidade de desenhar apps para serem usadas em TV.
Existem inclusivamente algumas regras específicas para cada plataforma que devem ser seguidas se se estiver a desenvolver para as mesmas:
- Google TV Design Patterns
- Principles of designing applications for Samsung Smart TV
- LG Smart TV and Media product UI guidelines
Na plataforma MEO também existe uma grande quantidade de aplicações interactivas, muitas delas desenvolvidas pelo SAPO, e como tal, queremos partilhar algumas dicas de usabilidade a ter em conta no desenvolvimento para esta plataforma.
Tamanho do ecrã
Apesar do tamanho dos ecrãs de TV ser normalmente maior do que os ecrãs de computador, a sua resolução é menor. E apesar de ser possível fazer scroll, a experiência não é muito agradável e nada parecida com o scroll num browser no computador.
Assim, é necessário desenhar cada ecrã de forma que a informação importante caiba toda no ecrã. Se estivermos a desenhar para ecrãs HD com resoluções de 1980x1080px pode parecer que temos muito espaço para isso, mas não. A TV está normalmente na sala, a uma distânca de alguns metros do utilizador, pelo que todos os elementos têm de ser consideravelmente maiores do que seriam se estivéssemos a desenhá-los para um monitor com essa resolução.
No caso das apps do MEO temos ainda que contar com ecrãs que não são HD (ainda há muitos por aí), e que normalmente têm uma resolução de 720x576px (sistema PAL), mas esse não é o espaço que temos disponível para usar, pois as televisões com ecrãs CRT muitas vezes "comem" cerca de 20% do espaço nos limites do ecrã e temos de garantir que existe uma "safe area" a toda a volta do ecrã que não podemos usar para colocar conteúdo. Isto deixa-nos com cerca de 576x460px de área útil.
Dadas as diferenças brutais entre os dois tipos de ecrã, recomendamos que se desenhem duas versões da aplicação, uma para HD e outra para SD. No caso do MEO mantemos na mesma uma "safe area" nos ecrãs HD para garantir que não existe nenhum elemento textual ou de interação junto dos limites do ecrã, para um melhor conforto na legibilidade e navegabilidade das aplicações. O Google recomenda a mesma coisa para quem desenvolver apps para a Google TV e Chromecast.
Tamanho dos textos
Devido à distância a que normalmente os ecrãs de TV estão dos utilizadores, é necessário que os textos sejam claramente visíveis e legíveis para quem está sentado no sofá.
Na plataforma MEO, o tamanho mínimo para os textos no ecrã é de 16pt. Para outras plataformas recomendamos que se mantenha esta regra. Adicionalmente, devem ser usados apenas tipos de letra sans-serif.
Cor e contraste
Na TV não podemos usar todas as cores que queremos. Cores com muita saturação e algumas combinações de cores lado a lado tendem a criar um fenómeno chamado de "color bleeding", ou seja, as cores parecem sair fora da área em que é suposto estarem contidas, ou criam sombras ou desfocagens quando se usam duas cores "incompatíveis" lado a lado.
Também não se devem usar cores muito claras, como por exemplo um branco puro. Em determinadas TVs, sempre que aparece algo no ecrã que use a cor branca pura, parece ouvir-se um som de "bzzzzzzz". Isto acontece porque as cores demasiado claras e saturadas ocupam uma parte do sinal que era suposto ser exclusivo da faixa de som, num fenómeno parecido com o "color bleeding" mas que passa para o sinal sonoro da emissão.
Em termos de legibilidade, numa TV é mais fácil ler textos claros sobre fundo escuro do que textos escuros sobre fundos claros.