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Regras de Usabilidade para Ajuda

A ajuda diz respeito ao conteúdo disponível para prestar assistência ao utilizador durante o uso da aplicação móvel. O pressuposto de que a maior parte das pessoas não lê instruções ou consulta a ajuda antes de começar a usar um sistema é válido também para o contexto mobile, mas a expectativa é a de que estes conteúdos sejam de acesso rápido e fácil, just in case.

No caso do uso de vídeos para este propósito, não podemos esquecer-nos de manter o controlo do lado do utilizador, permitindo que ele inicie, páre ou controle o volume conforme entender.

Apresentar a aplicação em passos largos

ajuda mobile 1

Excerto de implementação de um pequeno tutorial com a explicação das funcionalidades principais da aplicação
Fonte: SAPO JORNAIS - iOS

Uma forma muito comum de fornecer uma ajuda genérica e superficial é ter, na abertura da aplicação móvel, uma intro às principais funcionalidades ou um tutorial curto, sob a forma de fotografias, animações ou vídeo, que familiarize o utilizador com as tarefas ou conteúdos que merecem destaque.

Esta ajuda deve estar presente quando o utilizador entra pela primeira vez na aplicação, sendo-lhe dada a opção de fazer skip. Mesmo que a escolha seja ver tudo até ao fim, esta ajuda deve estar sempre disponível para ser revista mais tarde.

Fornecer ajuda contextual

A ajuda deve estar disponível sob múltiplas formas, mas vai ser especialmente útil se as opções de ajuda estiverem integradas no contexto a que se aplicam.

Desta forma, podem de facto ajudar o utilizador a ultrapassar dificuldades concretas, no momento certo. São disso exemplo as FAQS dispostas estrategicamente no conteúdo, live support via click-to-call ou tweets via mensagem direta.

Destacar funcionalidades específicas

Numa aplicação móvel, para além da ajuda contextual, torna-se por vezes necessário destacar uma nova funcionalidade ou chamar a atenção para uma funcionalidade menos usada.

Nestes casos, a ajuda deve surgir sob a forma de uma pequena dica útil, que não quebre o workflow do utilizador, mas que lhe suscite a curiosidade para espreitar o que há de novo.

Fonte: FLIPBOARD - Android

Pormenor de explicação de uma funcionalidade específica da aplicação
Fonte: FLIPBOARD - Android

Ajudar a ultrapassar mensagens de erro

A informação de ajuda, no contexto das aplicações móveis, deve também ser usada para ajudar o utilizador a ultrapassar mensagens de erro, indicando de que erro se trata e indicando uma alternativa para ultrapassar o problema.

O mesmo vale para mensagens de sucesso, que dever apontar claramente o que acaba de acontecer e o que fazer a seguir.

Em ambos os casos, as restrições de espaço obrigam a mensagens curtas e simples.

Pontos de verificação

Estes são exemplos de alguns dos pontos principais de avaliação que equipa de usabilidade vai verificar e qual a sua classificação.

Tipo de Problema Classificação (saber mais) Observações
Inexistência de ajuda contextual em elementos que não são de perceção imediata pela maioria dos utilizadores Problema Grave
O acesso à informação de ajuda não é perceptível, está escondido ou obriga a vários toques pouco óbvios para lá chegar Problema Grave
As mensagens de erro não ajudam a perceber o que aconteceu nem a ultrapassar o problema Crítico

Nota: Esta não é uma lista exaustiva, apenas um exemplo. Podem existir mais problemas identificados na avaliação de usabilidade à aplicação que não estão listados aqui. Cada aplicação tem as suas particularidades e contextos de utilização diferentes.