"Search Engine Optimization"
SEO é a prática de melhorar e promover um website de modo a aumentar o número de visitantes que recebe a partir de motores de busca. No entanto, o SEO não serve apenas para construir sites amigos dos motores de busca. Trata-se de o tornar melhor também para as pessoas que o visitam.
A maior parte do tráfego que os sites recebem hoje em dia provém dos grandes motores de busca como o Google, Bing ou o Yahoo!. Apesar de haverem outras fontes importantes de tráfego (ex: redes sociais), os motores de busca são o método principal de acesso à informação para a maioria dos utilizadores da Internet.
Os motores de busca são como as auto-estradas que levam os utilizadores até ao nosso site. Se um motor de busca não consegue encontrar o nosso site, ou adicionar os nossos conteúdos à sua base de dados, estamos a perder uma enorme fatia de tráfego e de oportunidades que daí advêm.
As pesquisas que os utilizadores fazem têm extremo valor. O tráfego das pesquisas na Internet pode influenciar positivamente (ou negativamente) o sucesso de uma organização. O tráfego direcionado a um website pode gerar publicidade, lucros e exposição como nenhum outro canal de marketing o poderá fazer. Investir em SEO pode ter uma retorno excecional comparado com outros meios de promoção e marketing.
Porque é que temos de nos preocupar com tornar os nossos sites "amigos" dos motores de busca?
Os motores de busca são inteligentes, mas mesmo assim ainda precisam de alguma ajuda. Todos os dias, os algoritmos dos motores de busca são melhorados para fornecerem melhores resultados, mas existe sempre um limite para esses melhoramentos. Um website com bom SEO pode trazer milhares de visitantes e aumentar a sua visibilidade. Além disso, permite também melhorar o ranking do website quado comparado com os sites da concorrência. E numa pesquisa por termos semelhantes, queremos que o nosso site se destaque dos concorrentes.
Nas páginas seguintes disponibilizamos um guia com recomendações de SEO para melhorar o posicionamento de um website nos resultados de pesquisa. Alguns itens poderão ser de fácil implementação, outros poderão necessitar de algum esforço adicional, tudo depende também da complexidade do website a intervir. O importante é perceber os conceitos base de uma boa otimização e ir fazendo melhoramentos contínuos para continuar a gerar tráfego para o website.