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Regras de Usabilidade para Redes Sociais

As redes sociais são hoje em dia algo que não podemos ignorar. Todos os dias há milhões de links partilhados entre utilizadores e é preciso que o nosso conteúdo, quando é partilhado, tenha a informação correta que queremos passar.

Existem pequenos ajustes que podemos fazer aos nossos websites para que a partilha seja feita de forma mais simples e que vá com o conteúdo formatado corretamente. Isto é normalmente feito através de algumas tags <meta> que colocamos no início das páginas.

Incluir as tags Open Graph

Além de definirmos corretamente o título e descrição do conteúdo das páginas usando as tags <title> e <meta name="description">, devemos incluir também as chamadas tags Open Graph que permitem indicar mais uma série de parâmetros sobre o conteúdo da página.

As quatro tags obrigatórias são as seguintes:

  • og:title - O título dos conteúdos, normalmente deverá ser o mesmo título usado na tag <title> e no cabeçalho principal (<h1>) da página.
  • og:type - O tipo de conteúdo, sendo que os mais comuns são article, para as páginas de artigos e webpage para outro tipo de páginas (ex: homepage, listagens, etc). Existem vários outros tipos, tais como book, profile, music.album, video.movie, etc. A lista completa pode ser consultada aqui.
  • og:image - O endereço para a imagem que representa o conteúdo. Normalmente será a imagem principal do artigo ou o logotipo do website.
  • og:url - O URL ou endereço web da página.

Existem ainda alguns campos opcionais, mas que recomendamos que estejam presentes, tais como:

  • og:description - A descrição ou excerto do conteúdo da página. Normalmente usa-se o mesmo que se coloca na <meta name="description">
  • og:site_name - O nome do website.

Em baixo, um exemplo da aplicação das tags Open Graph a uma página de conteúdo real:

<head>
	...
	<title>Regras de usabilidade para formulários em websites - SAPO UX</title>
	<meta name="description" content="Os formulários são a principal forma de interacção dos utilizadores e também o local onde normalmente ocorrem os principais problemas de usabilidade."/>

	<meta property="og:title" content="Regras de usabilidade para formulários em websites - SAPO UX" />
	<meta property="og:description" content="Os formulários são a principal forma de interacção dos utilizadores e também o local onde normalmente ocorrem os principais problemas de usabilidade." />

	<meta property="og:type" content="article" />
	<meta property="og:image" content="http://ux.sapo.pt/imgs/formularios.png" />
	<meta property="og:url" content="http://ux.sapo.pt/usabilidade/web/formularios/" />
	<meta property="og:site_name" content="SAPO UX" />
	...
</head>

A vantagem do uso das tags Open Graph é que o conteúdo é partilhado nas redes sociais da forma como estiver indicado nas tags. Caso elas não existam, o Facebook (e as outras redes) vão tentar adivinhar o conteúdo que está a ser partilhado no link, e por vezes podem acontecer situações estranhas em que aquilo que aparece na partilha não é bem o que se está a partilhar.

Aspeto de uma partilha de conteúdos no Facebook com as tags Open Graph
corretamente aplicadas


Não bloquear a interação obrigando o utilizador a ter de executar uma ação prévia

Em nenhuma situação deve o conteúdo ser bloqueado obrigando o utilizador a executar uma ação prévia como fazer "gosto" ou a partilhar a página para desbloquear o conteúdo.

As regras do Facebook (ver ponto 4.5) foram atualizadas de modo a que, a partir de 5 de novembro de 2014, os websites que promovam este tipo de comportamentos sejam gravemente penalizados na feed de notícias.

Exemplo títico de bloqueio de conteúdos obrigando a uma ação do utilizador

Pontos de verificação

Estes são exemplos de alguns dos pontos principais de avaliação que equipa de usabilidade vai verificar e qual a sua classificação.

Tipo de Problema Classificação (saber mais) Observações
Inexistência de tags Open Graph nas páginas de artigo Problema Grave
Uso de formas de bloqueio de interação obrigando o utilizador a ter de executar uma ação (ex: like) para ver os conteúdos Crítico

Nota: Esta não é uma lista exaustiva, apenas um exemplo. Podem existir mais problemas identificados na avaliação de usabilidade ao website que não estão listados aqui. Cada website tem as suas particularidades e contextos de utilização diferentes.

Referências

  1. Open Graph Protocol
  2. Facebook platform policy