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Regras de Usabilidade para Navegação

Tal como num website, a navegação de uma aplicação deve permitir que os utilizadores acedam às diferentes funcionalidades de forma eficaz e eficiente.

Independentemente do tipo de aplicação, o modo como os utilizadores navegam vai determinar se vão ficar satisfeitos o bastante para continuar a usá-la.

Seguem-se algumas regras e dicas de navegação, úteis para o contexto dos dispositivos móveis.

Organizar o conteúdo em unidades de sentido

A seleção e hierarquização de informação assume especial relevância nas plataformas móveis.

A um utilizador em trânsito, cuja atenção é partilhada com as tarefas do mundo físico, com um ecrã reduzido e, em alguns casos, rede intermitente ou bateria prestes a acabar, apresenta-se apenas o essencial.

E de forma rápida e direta.

Fonte: MEO OUTJAZZ - Windows Phone

OK Numa aplicação de um festival é útil mostrar, acima de tudo, os próximos concertos.
Fonte: MEO OUTJAZZ - Windows Phone

Ser consistente e previsível no layout

Fonte: AIRBNB - iOS

OK A navegação baseada no conteúdo é um padrão para incorporar transições transparentes entre overviews e vistas de detalhe.
Fonte: AIRBNB - iOS

Depois de selecionar cuidadosamente o tipo de conteúdo a incluir, há que planear a forma como apresentar esse conteúdo ao utilizador.

Optar por desenhar o layout da aplicação móvel a partir do conteúdo significa fornecer ao utilizador uma experiência mais fluída, e acaba por gerar soluções de navegação originais e mais adaptadas ao contexto de utilização, mas sempre consistentes e previsíveis entre ecrãs.

O objectivo é tornar tão naturais os gestos do utilizador, que a própria aplicação seja uma ferramenta quase invisível.

Facilitar o acesso à navegação

Ao contrário do que acontece num website, o ecrã de um dispositivo móvel não nos permite criar zonas amplas reservadas à navegação, mas deve permitir-nos um acesso rápido a esses elementos, bem como um feedback em permanência acerca da localização do utlizador no contexto da aplicação.

Fonte: GUARDIAN - Android

OK O uso de um menu lateral deve ser acompanhado do highlight da área onde se encontra o utilizador.
Fonte: GUARDIAN - Android

Permitir o reconhecimento imediato dos elementos de navegação

Os elementos de navegação devem ser agrupados e diferenciados dos restantes elementos da aplicação, de forma a que a sua visibilidade e reconhecimento não sejam comprometidos.

Observem-se os seguintes exemplos:

Fonte: AMAZON - Android

NOK O uso da cor para marcar itens clicáveis e outros não clicáveis deixa o utilizador confuso.
Fonte: AMAZON - Android

Fonte: POCKET - Android

NOK Os botões devem provocar reconhecimento imediato. No ex., a leitura está comprometida.
Fonte: POCKET - Android

Fonte: SAPO SABORES - iOS

OK Todos os itens clicáveis são da mesma cor, distinguindo-se do restante conteúdo.
Fonte: SAPO SABORES - iOS

Pontos de verificação

Estes são exemplos de alguns dos pontos principais de avaliação que equipa de usabilidade vai verificar e qual a sua classificação.

Tipo de Problema Classificação (saber mais) Observações
Existem ecrãs sem navegação e que são becos sem saída para o utilizador Crítico
Ecrãs de erro não permitem recuperar do erro e voltar a navegar ou pesquisar pelo conteúdo que se procurava Problema Grave
Inconsistências na forma como a navegação é disponibilizada ao longo dos diferentes ecrãs da mesma aplicação Problema Grave
Não existe indicação no menu de navegação de qual a secção em que o utilizador se encontra Problema
Os títulos dos links clicados não coincidem com os títulos das páginas de destino Problema
Não é possível distinguir claramente os elementos clicáveis dos restantes elementos que não são clicáveis Crítico
Há elementos na página que não são links, mas que têm o mesmo aspecto dos elementos clicáveis Crítico
Não existe forma de aceder facilmente ao ecrã inicial em todos ou alguns ecrãs da aplicação Crítico
O texto dos links não faz sentido quando lido fora do seu contexto, ex: uso de links "clique aqui" Problema

Nota: Esta não é uma lista exaustiva, apenas um exemplo. Podem existir mais problemas identificados na avaliação de usabilidade à aplicação que não estão listados aqui. Cada aplicação tem as suas particularidades e contextos de utilização diferentes.