Saltar para os conteúdos

Escala de classificação dos problemas de usabilidade

Os problemas de usabilidade são normalmente classificados pela equipa de UX/QA do SAPO em 5 níveis de criticidade, nomeadamente:


Crítico

Problema que afeta todos os utilizadores, incluindo indisponibilidade do sistema ou problema de integridade de dados, sem workaround disponível e/ou aceitável. Este tipo de problema tem obrigatoriamente de ser corrigido.
Incluem-se nesta classificação:

  • Problemas na utilização da aplicação/website, de tal forma que se torne impossível ou muito difícil completar uma tarefa ou transação no website ou aplicação;
  • Problemas no desempenho de funcionalidades importantes, de tal forma que não correspondam às especificações ou ao design proposto, ou que devolvam erros aos utilizadores;
  • Problemas na apresentação de funcionalidades importantes ou áreas de alta visibilidade, de tal forma que prejudiquem a consistência e a credibilidade da aplicação ou do website.

Problema Grave

Problema que afeta a maioria dos utilizadores e que obriga a que a tarefa tenha de ser concluída usando métodos alternativos ou pouco intuitivos à partida. Este tipo de problema deve ter prioridade máxima de resolução.
Incluem-se nesta classificação:

  • Problemas no desempenho de funcionalidades importantes, de tal forma que se experiencie degradação significativa de performance;
  • Problemas na apresentação de funcionalidades, de tal forma que causem demasiado ruído visual ao utilizador na sua interação.

Problema

Problema que ocorre com menor frequência, que é facilmente ultrapassável ou que não é obstáculo à conclusão de uma tarefa. Este tipo de problema deve ser corrigido assim que possível.
Incluem-se nesta classificação:

  • Problemas de fácil resolução e que ajudam a eliminar pequenas irritações aos utilizadores na sua interação com o website ou aplicação.

OK com reservas

Questão levantada pela equipa com o objetivo de tentar perceber o motivo pelo qual se usou a solução apresentada. São problemas com impacto mínimo ou pequenos pormenores que poderiam ser corrigidos para melhorar a experiência de utilização, mas que não impedem a utilização normal do website. Este tipo de questão deve ser discutida assim que possível.


OK

Não é um problema. Serve para salientar os pontos positivos/fortes do website ou aplicação testado e que devem ser usados como exemplo em websites ou aplicações desenvolvidas futuramente pela sua boa experiência de utilização e atenção ao pormenor.


Sugestões/Melhoramentos

Não faz parte dos 5 níveis da escala, mas de vez em quando podem ser sugeridas pequenas melhorias ou ajustes para tornar a experiência de utilização mais agradável.